Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

9 de setembro de 2009

É duro ser empresário no Brasil. Somos os que mais trabalham para pagar imposto no mundo.

 

imposto

É companheiros, ser empresário no Brasil não é nada fácil. Sem contar a burocracia, os ladrões de plantão, a concorrência desleal, o empresário brasileiro trabalha 2.600 horas a cada ano para acertar suas contas com o fisco. Segundo o relatório "Doing Business - 2010", divulgado pelo Bird (Banco Mundial), trata-se do maior patamar verificado em um conjunto de 183 países…

 

Na lista de economias onde o empreendedor precisa trabalhar mais tempo para pagar os impostos figuram ainda as de Camarões, com 1.400 horas, Bolívia (1.080 horas) e Vietnã (1.050 horas). No sentido oposto, o empresário precisa trabalhar apenas 12 horas para quitar as dívidas com o fisco nos Emirados Árabes e 63 horas na Suíça. Na comparação regional, o Brasil também vai mal: a média dos países da América Latina é de 563,1 horas.

De modo geral, o Brasil fica no 129º lugar no ranking elaborado pelo Banco Mundial de locais de maior facilidade para a realização de negócios. A classificação coloca o país atrás de Colômbia, Chile, Peru, El Salvador e Nicarágua, entre outros. No relatório anterior, o país estava no 127º lugar.

O indicador leva em conta exigências para abertura de um negócio, legislação trabalhista, registro de propriedade, pagamento de impostos, comércio exterior e fechamento de empresas, entre outros aspectos.

A única reforma computada no estudo a favor da iniciativa privada adotada no Brasil está relacionada à abertura de negócios, com o fim da exigência de licença e inspeção da brigada de incêndio antes da obtenção da licença de operação no âmbito municipal. O relatório cita ainda o começo da implementação de serviços on-line em algumas cidades de São Paulo.

O Banco Mundial diz que um ambiente de negócios com regulação engessada não contribui para elevar a qualidade dos produtos, tornar o trabalho mais seguro ou reduzir a poluição. Na prática, serve só para inibir a iniciativa privada, o que eleva o número de pessoas na economia informal, aumenta os preços ao consumidor e incentiva a corrupção. image

Além do peso dos impostos, o empresário brasileiro lida com entraves relacionados ao número de procedimentos para a abertura de um negócio. No Brasil, a burocracia requer 16 procedimentos, um dos patamares mais elevados no mundo, mas houve melhora em relação ao ano anterior, quando eram necessários 18. A abertura de um negócio no país leva cerca de 120 dias. A média da América Latina é de 45,5 dias.

Um dos pontos favoráveis ao país é o custo para abertura de uma empresa, estimado em 6,9% da renda per capita, contra a média de 35,6% da América Latina.

Nos dados de comércio exterior, o Brasil tem resultado mais positivo do que a média latino-americana: 12 dias contra 19,9. Em compensação, o custo é mais elevado, de US$ 1.540 por contêiner. Na região, esse valor fica em US$ 1.309,80. O tempo médio de importação é de 16 dias, abaixo da média de 22,9 dias na região.

O Banco Mundial destaca que mesmo em um ambiente de crise, 70% das 183 economias analisadas no relatório fizeram algum tipo de reforma no período de junho de 2008 a maio de 2009. A Colômbia é o único país da América Latina na lista dos dez maiores reformadores. O país empreendeu mudanças como a criação de um novo operador de saúde público-privado onde empregados e empregadores podem se registrar no prazo de uma semana, entre outras alterações.

 

É isso aí, vamos trabalhar, para pagar nossos impostos, para que nosso políticos corruptos gastem nosso suado dinheiro em viagens, falcatruas, ladroagens e todo tipo de malandragem.

 

Renato Jr.

http://www.blogrenatojr.blogspot.com/

Fonte: Folha de São Paulo

4 comentários:

  1. É verdade, só Deus sabe a luta que passo aqui na empresa para que possamos abrir e deixar todos os documentos burocraticos em dia.
    Quando era funcionário eu adorava feriado, agora como micro empresário odeio feriado, rsrsrs...

    Graça e Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. É meu irmão, a situação é díficil, mais o Senhor é contigo.

    Que o Senhor te abençoe, todos os dias, que as bênçãos dele estejam sobre ti.

    Obrigado pela sua participação no blog.

    Vou criar uma promoção, para os maiores comentaristas do blog. Vão receber um prêmio no fim do ano. você e o Werllon são fortes candidatos. rs

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Realmente a luta não é facil, mas não só para os empresários, para todos os brasileiros. Alem de todos os impostos de pessoa física e jurídica que pagamos ainda temos um vilão imenso que muitos nem se dão conta, que são os impostos embutidos nos preços de tudo que compramos, e que no Brasil são galopantes. No Canadá quando se compra algo deve-se somar o mais 13% a título de imposto para saber o preço final, já no Brasil muitos impostos somam mais de 50% do preço final do produto, porém como está embutido pagamos sem nem saber o quanto pagamos. É um abusrdo.
    Um abraço na paz de Cristo

    ResponderExcluir
  4. Realmente a carga tributaria no nosso país é imensa, trabalhamos para o governo, eu até acho que todos nos somos funcionarios publicos porque parte da nossa renda vai para o governo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails