Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

24 de setembro de 2009

O casamento é um detalhe? Progaganda da Havaianas…

Foi retirado do ar o comercial das Havaianas em que uma senhora sugere que a neta faça sexo com Cauã Reymond. A “censura” aconteceu depois de várias reclamações de telespectadores e da abertura de um processo no Conar, conselho que regulamenta a publicidade, contra a propaganda. Uma surpresa para Lúcia Berta, de 84 anos, que ficou famosa com o comercial. “As pessoas estão desatualizadas. Sexo está na boca de todo mundo, como bala na boca de criança”, diz a atriz.

Ponto de Opinião:

Não quero avaliar a questão do marketing, até mesmo porque sou um apaixonado por propagandas publicitárias criativas e inovadoras. O ponto que quero me concentrar como cristão, é na desvalorização do casamento, visto nesse vídeo, e que tem se tornado normal para todas as pessoas. Novelas, progagandas, programas de tv, Portais de Internet, divulgam a idéia de que o casamento é um detalhe. Por exemplo pra se ter um filho não filho se casar, pegue o sêmen em um banco e pronto!

A banalização do casamento e da instituição família tem gerado uma usurpação dos valores éticos e morais da sociedade.

É na família que conhecemos os nossos primeiros amores e desamores, com ela crescemos e aprendemos. É a partir da família, vulgo pai e mãe, que a nossa personalidade se desenvolve, sem falar dos genes transmissíveis de geração para geração.


Não é por acaso que a família é a instituição social mas antiga do mundo.image


Chamo-lhe instituição social, precisamente, porque é no seio da família que o processo de socialização se inicia: interacção entre pais e filhos, entre irmãos, avós…com a entrada no pré –escolar somos inseridos numa sociedade maior onde vamos interagir com pessoas estranhas ao nosso meio familiar, mas que é necessário e urgente para que a sociabilização seja saudável e sustentada.

Seria até um clichê fazer este comentário, “casamento não é mais como antigamente”, porém é a pura verdade, é no mínimo difícil encontrar alguém que tenha se casado na década de 90 e mantenha o relacionamento com a mesma pessoa até hoje. Não que essas pessoas tenham errado, a culpa pela banalização do casamento não atinge um único casal, mas sim toda uma geração que teve liberdade demais, e não conseguiu conviver com a mesma, tornando-a, em libertinagem. O que acontece é que as pessoas não casam mais por amor e sim por afeto, carinho ou até mesmo outro tipo de interesse e é aí que se encontra o fato mais banal do casamento, certas dificuldades só são superadas por um verdadeiro amor, agora se você não ama, vai querer juntar sua vida a de outra pessoa por quê? Todos sabem que o casamento passa por diversas crises, seja financeira (a mais comum), existencial, de personalidade, agora, como a pessoa irá enfrentar ao menos uma dessas crises se não têm motivos suficientes para isso. O carinho, com as brigas vai embora, o prazer com a idade some já o amor não, e é justamente isso que está faltando nos casamentos atuais, amor, sentimento que liga uma pessoa a outra sem se importar com os defeitos recorrentes, não é preciso ter se casado para saber disso, isso são coisas básicas que todo ser humano sabe pelo simples fato de experiências não-felizes de pessoas próximas. Está faltando as pessoas se conhecerem verdadeiramente, falta as pessoas darem tempo ao tempo entre tanta correria para descobrir o verdadeiro sentido do verbo amar e fazer valer a pena o “sacrifício” do verdadeiro casamento.

Renato Jr.

Fonte do vídeo: www.havaianas.com.br

3 comentários:

  1. Prezamado Renato JR,

    A paz do Senhor!

    Excelente anúncio. Comunicação total com grande e simples criatividade.

    Trinta segundos de apresentação com uma excelente performance e com certeza as vendas aumentariam.

    Esta é a nossa oportunidade para poder apresentar nas redes de televisão o simples, e objetivo, com a comunicação necessária para a demosntração correta do Evangelho do Senhor Jesus.

    As necessidades foram atropeladas pela ganância, orgulho e vaidade de muitos que antes pediam a Deus "um minutinho na televisão", e hoje, possuem horas em demasia e pouco aproveitadas com a evangelização.

    Triste saber que o mundo anda sedento de captar algo de bom. E o que acontece são os pedidos exagerados de dinheiro na televisão em todo o mundo.

    A igreja abriu as portas da vantagem com as ofertas sugeridas em cartão de crédito, cheques pré-datados, jóias, relógios, anéis etc.

    O que ocorre é resultado da facilidade em arrecadação sem a correta distribuição ao orfãos e viúvas, bem como aos estrangeiros.

    Pobre Rica igreja. Nunca possuiu tanto para tão pouco realizar.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. A televisão está sendo um grande canal de poluição e tambem pode ser un canal de grande benção.
    Eu sinceramente achei ridiculo esta propaganda, pois essa propaganda acaba ensinando que o sexo é normal antes do casamento ou até mais que isso, que o sexo casual é normal e que quem não pratica está totalmente fora do modernidade.

    Graça e paz de Cristo

    ResponderExcluir
  3. ess propagando é no minimo imoral...
    eu sei que cada um pensa o casamento e as relaçoes como quiser...
    essa propaganda esquece-se da Aids...
    infelizmente tenho parentes com essa doença e sair falando que sexo fora do casamento é normal...
    écombustível para uma sociedade permissiva...
    ainda bem saiu do ar existem outras maneira de se vender chinelos....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails