Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

18 de outubro de 2010

Igreja Católica publica inverdade sobre bispo da Universal

Essas Estórias são de da dor de barriga, mais vamos ao que interessa.

INTRODUÇÃO

Tem circulado ultimamente o boato de que Von Helder, um quase-esquecido "bispo" da Igreja Universal do Reino de Deus, teria se convertido ao Catolicismo graças a um suposto milagre de “Nossa Senhora”. Após receber por e-mail esse texto, procurei me informar a respeito e informar a todos sobre a verdade sobre o fato.

O boato começou na internet, chegou a dois jornais do interior de São Paulo, foi publicado em uma respeitada revista católica, a Pergunte e Responderemos, editada por dom Estêvão Bettencourt, monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, e acabou no Programa do Ratinho, no SBT.

De acordo com as informações, o bispo teria sido acometido por um estranho mal, que atingiu justamente a perna que chutou a santa. Desesperado com a possibilidade de ficar aleijado, buscou tratamento em um hospital americano. Entre os médicos da equipe que o atenderam, ficou encantado com uma enfermeira negra. Depois de curado, Von Helder foi cumprimentar os médicos e quis agradecer pessoalmente a enfermeira. Daí, ele teria acreditado que a mulher era a santa e se convertido ao catolicismo.

Dom Estevão admitiu que não confirmou a informação retirada de um site da Internet, antes de publicar em sua revista.

Pois bem. O fato que nos interessa agora é que a suposta conversão de Von Helder nunca ocorreu. Ele segue ocupando normalmente o seu cargo, agora em Nova Iorque.

Abaixo, em azul, reproduzo a manifestação pública da Von Helder acerca deste boato, publicado com autorização no site oficial da IURD. Tomo a liberdade de reproduzi-lo na íntegra, para que ninguém possa posteriormente dizer que distorci o seu desmentido, não consideramos o contexto, ou "colocamos" palavras na boca do referido "bispo". Em seguida, em preto, acrescentaremos alguns comentários nossos a respeito dessa manifestação.

O DESMENTIDO OFICIAL DE VON HELDER

Von Helde nunca esteve na Rede Vida para falar sobre o assunto

19/04/2004 - Agência Unipress Internacional - Por Deila Malta
EUA - Polêmico por seu teor aparentemente milagroso, a notícia de que o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Von Helder, se converteu ao catolicismo tem surpreendido muitas pessoas já há algum tempo. Sua conversão à igreja católica, no entanto, nunca existiu. "As pessoas não devem se preocupar porque essas mentiras não são novas e não serão as últimas por parte da igreja católica", afirma Helder.
O bispo continua exercendo normalmente suas atividades na IURD de Nova Iorque, no Queens, onde está há pelo menos sete meses, além de estar fora do Brasil há cinco anos.
Von Helder esclarece também que nunca esteve na Rede Vida para falar sobre o assunto, conforme publicou a revista católica "Pergunte e Responderemos", edição 497/Nov 2003, de Dom Estevão Bettencourt. A revista cita, inclusive, que a publicação da matéria só aconteceu porque o próprio Von Helder teria participado de um programa na Rede Vida. Mais uma vez, o bispo nega qualquer aparição no programa. Ratifica ainda que continua praticando a fé cristã como evangélico.
Em entrevista ao Portal Arca Universal, o bispo foi taxativo: "Estou há muito tempo fora do Brasil e seria impossível ter ido à Rede Vida para participar do programa. Fiquei 10 meses na Colômbia, depois três anos no México, mais cinco meses na Venezuela e por fim cheguei em Nova Iorque, onde estou há sete meses.".
Esta semana, um programa de televisão do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) abordou a mesma história como sendo verdade. Circula também na Internet um e-mail contendo uma mensagem relatando sua suposta conversão.
O suposto milagre

O texto conta que, acometido de uma grave doença, Von Helder teria ido aos Estados Unidos para buscar recursos médicos. Tendo sido cuidado com muito zelo por uma excelente equipe e conseguido sua total recuperação, o pastor teria feito uma confraternização com todos aqueles que o ajudaram. O texto ainda narra que Von Helder teria indagado por uma senhora negra que todas as noites lhe prestava assistência. Assustados, todos responderam que não conheciam tal mulher. O texto finaliza dizendo que o pastor teria ficado convencido de que a mulher, na verdade, era a santa Aparecida.
Em seu entendimento, Von Helder acredita que tudo isso não passa de uma manobra da igreja católica para não perder mais fiéis. "Acho que isto é uma artimanha que eles (igreja católica) sempre usaram para enganar as pessoas. Como elas não têm conhecimento de muitas coisas, não assistem à televisão e, quando assistem, só vêem novela, eles se aproveitam da ignorância das pessoas. Eles se aproveitam para tentar mostrar que a igreja católica continua forte e crescendo. Dizem que o Brasil continua sendo o maior País católico do mundo, quando todo mundo sabe que isso é uma mentira. O Brasil já foi o País que tinha o maior número de católicos do mundo. Hoje já não é. As pesquisas mostram que o número de cristãos evangélicos no Brasil é algo crescente e evidente. Muitos se dizem católicos apenas por tradição e costume."
O pastor também esclarece que nunca esteve doente como tem sido divulgado na mídia. "Eu estou em perfeitas condições. Eu jogo bola, faço exercícios e nunca tive doença nenhuma."
Atualmente, Von Helder pastoreia uma comunidade de cerca de 700 membros, na sua maioria hispânicos. "Visito vários Estados e viajo muito, mas continuo à frente dos cultos. Nossa comunidade é muito fervorosa". Ele completa dizendo: "Essa idéia que a mídia está colocando é a mesma idéia que a Igreja católica coloca em relação à aparição da virgem, Aparecida, Fátima, que aparecem nas árvores, nas calçadas e vidros das casas. Tudo isso são mentiras para poder trazer pessoas de volta, principalmente aquelas que saíram, e tentar trazer de volta aquelas que estão prestes a sair da igreja católica."
Ele ainda completa dizendo: "Ninguém se converte ao catolicismo. As pessoas nascem e são obrigadas a serem católicas. Os pais acabam impondo uma religião e impõem o catolicismo. O que eu sei é que as pessoas se convertem a Jesus e ao cristianismo. Isso é uma evidência bem clara no Brasil, principalmente na Igreja Universal do Reino de Deus. Todos os que estão na Igreja Universal saíram do catolicismo e se converterem ao cristianismo; ao Senhor Jesus".

COMENTÁRIOS

O interessante é que a farsa caiu por terra no dia 14/04/04 no "Programa do Ratinho" quando este resolveu investigar a verdade dos fatos. Diante de milhões de telespectadores essa lenda ficou esfacelada. Não só os jornais católicos que propagou tal inverdade não se responsabilizaram, como as autoridades católicas não puderam confirmar o fato. Se não bastasse foi chamado o pastor Ronaldo Didini, na época pastor da Igreja Universal e apresentador do programa da mesma, para comentar o caso, o qual desmentiu todo o estratagema inventado acima.

O catolicismo sempre viveu de inventar lendas ao povo, de mentir aos ignorantes. Isto é apenas uma amostra do que vem ocorrendo através dos séculos dentro dessa religião.

Infelizmente o papel aceita de tudo. Se inventa histórias, muda umas e acrescenta outras, e nada que um e-mail aqui, um redirecionamento ali, faça com que esta mentira acabe quase tornando verdade.

 

Renato Anésio da Costa Junior – Editor do Blog Renato Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de anônimos. Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. Querendo aprender sobre o direito de julgar, leia estes artigos:

Não julgueis para que não sejais julgados. Como é isso?

Julgando os críticos ou criticando os juízes?

O conselho de Gamaliel e o pensamento Cristão

Nele,

Renato Jr.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails