Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

7 de outubro de 2010

Pressão de “evangélicos” não é por fé, mas por poder

Bras’lia - DF

A pressão de alguns evangélicos sobre uma definição contra o aborto da campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) não tem motivação religiosa, ou conceitualmente bíblica, mas é uma forma de barganhar por poder. Existe em alguns líderes das principais igrejas um pragmatismo muito grande nos grupos religiosos. Eles sabem que estão lidando com dois candidatos que não são religiosos. Muitos pastores (estrelas gospel) viram na polêmica uma chance de se estabelecerem na política.

Neste segundo turno, vemos os dois candidatos a Presidência da República, lutando unha a unha, pelos votos de religiosos, quer sejam evangélicos ou católicos. No caso de Serra, os contatos que ele mantém são muito mais graças ao Geraldo Alckmin, que é um católico mais conservador, e alguns movimentos de renovação carismática muito ligados ao Geraldo Alckmin no interior de São Paulo. No caso de Dilma, a candidatura dela tem o apoio tanto do bispo Edir Macedo (líder da Igreja Universal) como do bispo Manoel Ferreira (Foto acima), que é uma grande liderança da Assembleia de Deus. Mas há uma grande resistência de grupos mais conservadores e grupos que não conseguem estabelecer um canal direto com as grandes candidaturas. Não se pode esquecer que os evangélicos têm um caráter muito pragmático. Eles sabem estabelecer uma separação entre o que é do mundo legislativo e o que é essa doutrina religiosa. Nesse sentido, eu acho que existe possibilidade de os dois candidatos conquistarem apoio desses grupos para além da visão ideológica ou da visão mais doutrinária de ser contra ou a favor do aborto. Eles sabem muito bem que eles estão lidando com dois atores políticos que não são religiosos, mas que podem dialogar com suas lideranças e podem dar um tratamento de ouvir mais essas lideranças na maneira de encaminhar o debate do aborto.

Um exemplo de intervenção é o fato ocorrido com o pastor Silas Malafaia, declarando seu voto em Serra e não me Marinal Silva.  ele é uma pessoa que faz a opinião pública. É um caráter extremamente pragmático. Eu acho que ele está aí tentando se cacifar no jogo da política. Ele não é só um ator religioso. Tem aí também um jogo das lideranças religiosas no sentido de serem reconhecidas enquanto atores políticos, atores que vão estabelecer uma série de acordos e vão ter acesso ao cenário político. A questão doutrinária é colocada na mesa para negociar ou para forçar um reconhecimento enquanto ator político.

Existem coisas que acontecem dentro das igrejas. E existem coisas que, da Igreja, são levadas para a mídia. Que a mídia tem mais simpatia pela candidatura do Serra, isso é inegável. Mas, por exemplo, o Silas Malafaia está distribuindo CDs e DVDs contra o aborto. O que é curioso é que, por exemplo, não houve uma discussão em torno da homofobia, e não vejo lideranças cobrando uma posição mais séria dos canditados em detrimento deste tema. porque?

Fica o alerta para aqueles que engolem tudo que vem das lideranças eclesiásticas, como se fosse Deus mandando. 

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” 1 Coríntios 10.23

“Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.” Filipenses 4.5

Renato Jr. - Editor do Blog

2 comentários:

  1. É VERDADE, NÓS EVANGÉLICOS NÃO DEVEMOS SER TÃO SUBMISOS, A PONTO DOS LIDERES MANDAREM ATÉ NO NOSSO VOTO."VOTO DO CABRESTO" JA ERA! RSRSR

    ResponderExcluir
  2. ESTA É MAIOR ATÉIA DO BRASIL,SOMENTE OS QUE QUEREM CONTINUAR NO PODER ATRAVÉS DE SEUS MINISTÉRIOS(NÃO DE DEUS)É QUE APOIARAM ESTA NEFASTA CANDIDATURA,SALVE A HIPOCRISIA EVANGÉLICA.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails