Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

29 de outubro de 2010

Quebra de Maldição Hereditária! O que é isso?

 

quebra

Por Renato Jr.

Sei que ao escrever esse texto, alguns da minha própria igreja irão querer me contestar, não acho ruim, acho importante para que possamos nos aprofundar no estudo da palavra, e não nos basearmos em experiências pessoais, ou no que este ou aquele escritor (quase sempre americanos, nada contra os americanos) escreveu. Os comentários são bem vindos, exponha sua opinião e apresente seus argumentos bíblicos.

Fico temeroso com o tanto que alguns cristãos ao defenderem suas teses, começam dizendo: “EU ACHO QUE” e não “A BÍBLIA DIZ ASSIM”. Talvez alguns gostem dos meus textos, e outros odeiem, contudo, a Bíblia vai continuar sendo a verdade, haja o que houver (1Pd 1.24-25).

Os que defendem a maldição hereditária, ou maldição de família ou pecado de geração, agora surgiu até o DNA da iniquidade, se baseiam nos seguintes textos, ressaltando que apenas no versículo isolado do contexto:

Êxodo 20:5-6 – (5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos).

Êxodo 34:6-7 (6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração).

Números 14:18 (18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração).

Deuteronômio 5:9-10 (9 não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, 10 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos).

Primeiramente gostaria de fazer uma avaliação hermenêutica dos versículos e de seus contextos, para isto quero utilizar das palavras do Pr. Valtencir Alves, mestre em divindade e doutor em teologia:

Observe bem estes textos, em todos eles Deus declara que visita a iniquidade dos pais nos filhos. Em Ex. 20:5-6 e Dt. 5:9-10, Deus declara que esta maldição é para aqueles que o “odeiam”. Em Ex. 34:6-7 e Nm. 14:18, Deus declara a sua misericórdia e que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado. O nosso Deus não mudou, a misericórdia do Deus do NT é a mesma do AT. Havendo arrependimento no coração do homem, Deus libera o perdão, liberando o perdão, tudo está cancelado… Na verdade, sempre foi assim.
Antes de continuarmos na progressão da revelação sobre este assunto, o que chamo de hermenêutica diacrônica, vamos refletir sobre duas questões inseridas nestes textos. A primeira é o fato do decreto de Deus estar diretamente e especificamente ligado na iniquidade da idolatria. O segundo é a descrição precisa “daqueles que me odeiam”. Certamente o povo de Deus do tempo da Torá, não compreendeu estes adendos de Deus ao decreto e para resolver este problema de entendimento ele esclarece o assunto revelando a interpretação mais precisa como segue:

Dt. 24.16 Não se farão morrer os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado.

O livro de Deuteronômio não é apenas a repetição da Lei como muitos afirmam, este livro cuida de interpretar os quatro primeiros livros da Torá com mais exatidão, é o próprio Deus lançando luz na revelação. Por que Deus escreveria outro livro repetindo as mesmas coisas? Deuteronômio é o intérprete da Torá. O texto é claro, é direto, é esclarecedor, no entanto, o povo daquela época ainda não absorveu o entendimento da revelação que já progrediu. Tudo bem, Deus entende a estrutura frágil do homem e esclarece mais uma vez.

A confusão sobre os problemas genéticos também são enormes, muitas vezes o pai tem um problema e o filho geneticamente também o herda. Pronto, a conclusão do desfecho será: “Maldição hereditária”. Problemas genéticos não são maldições, a impropriedade teológica dos eisegéticos descolore a hermenêutica, fere a exegese e leva ao tropeço os pequeninos. Cristo levou sobre si as maldições, o homem com Cristo está liberto e não há mais condenação sobre ele, as coisas antes de Cristo ficaram para trás, o tempo da ignorância foi perdoado, nada poderá separar o homem do amor de Deus, quando Deus age ninguém pode impedir, certamente maior é aquele que esta em nós e nele podemos tudo. Devemos estar preparados para dar razão da nossa fé, não baseados em fábulas de velhas caducas, mas na santa e bendita palavra de Deus.

Avalie comigo querido alguns pontos na bíblia:

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós” (Gálatas 3.13). Jesus tomou sobre si nossas maldições, e carregou nossos pecados.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36). Dar-se-ia o caso de o crente ficar livre das correntes do pecado, mas permanecer amarrado, ainda, às maldições resultantes de pecados cometidos por seus antepassados?

Essa doutrian diminui e tenta complementar o sacrificio de Cristo. Leiem o Capítulo 10 de Hebreus e vejam o comentário do Teólogo Charles Rylie:

“Neste capítulo o autor enfatiza o caráter definitivo de Cristo,contrastando-o com a natureza repetitiva e incompleta do sistema da lei e dos sacrifícios do Antigo Testamento. A redenção que Cristo oferece não precisa de nenhuma repetição ou complementação. Por isso, a rejeição de seu sacrifício é definitiva e imperdoável.”

(Romanos 8. 1-2) Agora já não existe nenhuma condenação para os que estão unidos com Cristo Jesus. Pois a lei do espírito que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte.

(João 5. 24) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as ´minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado mas, já passou da morte para a vida.

(1João 5.18-21) Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles.

(Colossenses 2.20) Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espirítos maus que dominam o Universo, então porque é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo?

Na verdade, há casos em que famílias de crentes em Jesus, formadas por pessoas dedicadas e sinceras, que sofrem problemas os mais diversos, em termos de saúde, e adversidades financeiras e até de perturbações por parte do maligno. Segundo entendemos, as consequências do pecado de um pai podem passar para os seus descendentes.

Um pai alcoólatra, com sífilis, certamente vai transmitir aos seus filhos as consequências do pecado, mas não o pecado em si. Um pai ou uma mãe aidética passa a enfermidade para o filho no ventre. Esse é um ponto importante: o que se transmite, hereditariamente, são os efeitos do pecado e não o pecado, pois este, segundo a Bíblia, não é hereditário. É de responsabilidade pessoal (Ver Ez 18). A Bíblia diz em Dt 24.16: "Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais: cada qual morrerá pelo seu pecado".

Vemos aí a justiça de Deus, não permitindo que os filhos, sem culpa, herdem as maldades dos pais, em termos espirituais, a ponto de morrerem por causa de seus antepassados. A responsabilidade moral e espiritual é individual perante Deus. Em Ezequiel , Cap 18, 20-22: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá".

Com isso, vemos que o pecado não passa de pai para filho. O que pode passar são os efeitos genéticos e também a influência moral dos pais sobre os filhos; estes tendem a seguir os exemplos bons ou maus de seus pais.

Poderia fazer aqui outras colocações, mais não quero me prolongar e deixar o texto muito longo e cansativo.

Renato Jr. - Blogueiro, articulista, teólogo em formação.

image

11 comentários:

  1. ISTO É DE UMA IMBECILIDADE SEM TAMANHO,POIS DIZ A PALAVRA DE DEUS,CADA UM DARÁ CONTA DE SI MESMO A DEUS(Romanos 14:12).AFINAL QUEM FOI O IDIOTA QUE INICIOU ESTE TIPO DE PREGAÇÃO NAS IGREJAS,QUEREM COLOCAR PALAVRAS NA PALAVRA DE DEUS.FORA COM ESTES FARISEUS.

    ResponderExcluir
  2. Bom,para sermos usados por Deus não precisamos só o conhecimento bíblico, mas se interar nos questões em todos os sentidos. Aprender a ciência, a política, as leis entres outros.Muito bem explicado irmão seu texto.Existem muitos irmãos nossos que precisam se interar das coisas das quais vivemos para não sair falando asneiras nos púlpitos, afinal nosso Deus é um Deus mui inteligente.Pregar o evangelho precisa não somente de unção e conhecimento bíblico, precisa tbm ser inteligente.

    ResponderExcluir
  3. bela mensagem amigo ficou muito boa , que deus te abençoe e cada vez mais vc possa estar ajudando o reino de deus a crescer, a paz e graça de cristo !

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei isso mesmo. Porém a igreja que tanto amo , passou a crêr em Maldição Hereditaria. Não congrego mais lá, pois não creio da mesma forma.Mas acrdito que não sejam pessoas "idiotas " como relatam acima. Estão sem conhecimento da palavra...Foram ensinados assim. Usar palavra ofensivas , e diminuir alguem ....acaba nos igualando ( no sentido de ser um erro também ). Quem crê em maldição Hereditaria , tem grande chance de se arrepender , pela propria consulta na palavra. Porém quem chama um irmão de "idiota ", tem grande chance de não perceber tal erro.Lembre-se a palavra de Deus nos exorta quanto ao chamar o irmão de idiota: Mateus 5:22 ....Eu, porém ,vos digo que qualquer que,sem motivo,se encolerizar contra seu irmão,será réu de juízo,e qualquer que dizer ao seu irmão:Raca(ou idiota),será réu do sinédrio;e qualquer que lhe dizer:Louco,será réu do fogo do inferno.
    Deus no abençõe !!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma Duvida !

    Quando a palavra diz: "Visitarei a maldade do pai nos filhos". será que não quer dizer que Deus vê a maldade que o pai cometia e agora vê a do filho também. Pois Deus estava orientando o pai; que da mesma forma que Deus ( corrigia \ castiga )
    o pai , vai ser da mesma maneira com o filho ( caso ele receba a orientação \ ensinamento \pecaminoso do pai)????

    Alguém pode esclarecer !!

    Fabiana

    ResponderExcluir
  6. Só quem viveu o problema pode testificar realmente sobre a funcionalidade da quebra de maldição. Hoje sou livre e posso dizer vivo o evangelho pleno de Jesus. Tem muito crente que prega vitória no púlpito e vive uma vida de derrota, vivem na prostituição, sabem por quê? não tem coragem de confessar a Deus os seus pecados e quebrar pactos realizados o mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  7. Olá !
    Pense bem gente !!!Temos que ver o que a palavra diz , e não experiencia pessoais . Qauem prega sobre maldição hereditaria , acaba utilizando muito de psicologia. Eu sei ..... j fiu durante 16 anos de uma igreja neo pentecostal ( onde acreditavam em maldição hereditaria ). Usando a pisicologia ( talvez de maneira inconciente )..... acabamos mesmo , nos tornamos libertos.
    Mas como é diferente, ter a palavra como unica fonte de libertação, pois a palavra de Deus diz:
    " Conhecereis a verdade e a verdade te libertará "....João 8:32
    "Se o filho vos libertar , verdadeiramente , sereis livres"João 8:36
    " para isso se manifestou o filho de Deus para desfazer toda obra do inimigo "I João 3:8


    Utilizar de metodologias humanas faz com que a igreja substitua o Espirito Santo "
    Que saudade da época em que os crentes eram libertos atravéz de 1 louvor, um versiculo , uma pregação , um folheto "TUDO POR CAUSA DA PALAVRA.Quem cura , liberta , faz milagre , toca no mais itimo do homem é o Espirito Santo, grande consolador ( joão 14:26 )

    Também já passei por cursos, palestras , ensinamentos sobre ( cura interior , maldição hereditaria , etc..... Mas cai em sí , sozinha .... lendo a palavra e descobri que nada substitui a cruz de Cristo.
    Se realmnete entendermos sobre a cruz de Cristo , seremos livres , nos sentiremos amados servos,e nada "Poderá nos separar do AMOR DE CRISTO "
    Não existe nenhum exemplo dos apostolo ou de Jesus , para fazer quebra de maldição, cura interior , ou coisa semelhante ... Pelo ao contrário o apostolo Paulo nos orienta a tomar cuidado.
    "ms temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. II corintios 11:3.
    Fora que a palavra de Deus,nos ensina em EZEQUIEL 18 ( a responsabilidade é pessoal ) sem essa de maldição hereditaria .... quem escolhe bençao ou maldição somos nós , pois esta escrito: ""Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência". Deuteronômio 30.19
    Como comentei ... em Ezequiel 18 relata , a respeito da responsabilidade pessoal.
    A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
    Ezequiel 18:20
    MAS POR FAVOR , LEIAM O TEXTO INTEIRO ..... OS OUTROS VERSICULOS QUE CITEI LEIAM TEXTO E CONTEXTO . PEDINDO A DEUS PARA TRAZER REVELAÇÃO.
    Deus abençoe a todos . estejamos atentos a volta de Cristo. Já estamos na época em que muitos apostatariam da fé. Deus abençoe.

    Fabiana Cruz

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que irmao falasem sobre izaias 53:4 la diz que jesus ja levou nossas infermidades todas nossas dores e ainda ha pessoas na igreja doente.

    ResponderExcluir
  9. quando crianca via minha irma mais velha quebrando tudo em casa.sofreu varias internacoes em hospitais psiquiatricos.quando entreguei minha vida a Jesus percebi que eram demonios que a estavam lhe oprimindo.Tenho outra irma com os mesmos sintomas da ultima. Essa tbm nao conhece Jesus.Eu sou convertida ha 15 anos e percebi em mim sequelas dos transtornos de minhas irmas. Indo em um culto fui a frente para receber oracao e o obreiro disse -me que Jesus havia quebrado a partir da minha vida essa situacao opressiva que se alojara em minhas irmas.agora entendi que eram consequencias dessa malignidade ou entao eu seria a proxima nao e?

    ResponderExcluir
  10. O assunto parece ser mais complexo do que se imagina, pois há exemplo bíblicos de que as consequências vieram da parte de Deus, como castigos pela desobediência:
    Is 14:21 – “Preparai a matança para os filhos, por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades”.

    Jr 16: 10-11 – “E será que, quando anunciares a este povo todas estas palavras, e eles te disserem: Por que pronuncia o SENHOR sobre nós todo este grande mal, e qual é a nossa iniqüidade, e qual é o nosso pecado, que pecamos contra o SENHOR, nosso Deus? Então, lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o SENHOR, e se foram após deuses alheios, e os serviram, e se inclinaram diante deles, e a mim me deixaram, e a minha lei não guardaram,”

    Jr 29:32 – “Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que visitarei a Semaías, o neelamita, e a sua descendência; ele não terá ninguém que habite entre este povo e não verá o bem que hei de fazer ao meu povo, diz o SENHOR, porquanto falou em rebelião contra o SENHOR”.

    Jr 32:18 – “Tu usas de benignidade com milhares e tornas a maldade dos pais ao seio dos filhos depois deles; tu és o grande e poderoso Deus cujo nome é SENHOR dos Exércitos,”

    Dt 28:18 – “Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas”.

    II Sm 12:14 – “Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá”.

    II Sm 21:6-9 – “de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR, em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei. Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do SENHOR, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Porém tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que tinha tido de Saul, a saber, a Armoni e a Mefibosete, como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita. E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas”.

    I Rs 2: 33 – “Assim, recairá o sangue destes sobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da sua semente para sempre; mas a Davi, e à sua semente, e à sua casa, e ao seu trono dará o SENHOR paz para todo o sempre”.

    I Rs 11:11-12 – “Pelo que disse o SENHOR a Salomão: Visto que houve isso em ti, que não guardaste o meu concerto e os meus estatutos que te mandei, certamente, rasgarei de ti este reino e o darei a teu servo. Todavia, nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;”

    I Rs 21:29 – “Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa”.

    II Rs 5:27 – “Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve”.

    Continua...)

    ResponderExcluir
  11. (continuação...)

    Posso estar errado no que vou dizer, mas os versículos acima parecem não tratar somente de consequências de pecado, mas de castigo divino às gerações seguintes, por causa da desobediência dos pais.
    Agora, o que me tranquiliza é que cada qual será julgado, naquele grande Dia, pelas suas próprias ações e como reagiram diante das consequências dos pecados de seus pais, uma vez que cada um é livre pra manifestar os sentimentos de seus próprios corações.
    Há os que se rebelam contra Deus, diante das consequências dos pecados de seus pais, e há os que se humilham, como Isaías, Jeremias, Daniel e outros, os quais, mesmo sofrendo as consequências (maldições divinas pela desobediência do povo, já pregadas, por exemplo, em Deuteronômio 28:18, 32,41,53, 54, 56, 64) ainda assim conseguem tocar no coração de Deus e obter dele perdão e trazer benção aos seus.
    A Bíblia diz que todos nascemos pecadores e todos haveremos de comparecer diante do Tribunal de Deus para respondermos cada um segundo as nossas obras, incluindo as crianças, ainda que não tenham feito nem bem e nem mal.(Ap 20:12).
    Não podemos nos esquecer que as crianças de pais ímpios, ao morrerem como crianças, foram mais bem aventuradas do que seus pais, pois a quem muito é dado muito será cobrado. De sorte que o juízo delas será repleto de misericórdia, diferentemente de seus pais.
    Nisso talvez esteja o segredo desses versos, pois o que importa não são as bençãos ou maldições desta vida passageira, mas como cada qual reagiu diante delas e dos acontecimentos permitidos por Deus em sua vida.
    Finalizando, gostaria de dizer que longos anos não significam benção de Deus e poucos dias, nesta terra, também não representam maldição, pois Abel viveu poucos anos nesta terra e terminou seus breves dias com a designação de “justo” (Hb 11:4). Caim, por sua vez, viveu longos anos e terminou seus dias com o título “era do maligno” (1 Jo 3:12).
    Isso nos comprova tudo que foi dito anteriormente, incluindo aqueles que creram em Cristo, pois de quanto maior castigo é merecedor aquele que pisar no sangue do concerto e fizer agravo ao Espírito da graça (Hb 10:28-31 e Hb 6:4-6)? E isso não traria consequências ainda piores para os filhos?
    Deus vos abençoe!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails