Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

8 de novembro de 2010

Louvor ao EGO! A proliferação de cânticos com letras focadas no “eu”.

mate seu ego

Por Isabel da Cunha Franco

Há poucos dias fui a duas igrejas em dois domingos consecutivos e pude confirmar o que já venho observando há algum tempo: a proliferação de cânticos com letras focadas no “eu”. São músicas com letras que parecem ser instrumentos de autoajuda, em que  as pessoas ficam repetindo que vão vencer ou que são vencedoras.

No primeiro domingo foram pelo menos três músicas desse tipo e, no outro, foram no mínimo duas. Dos cânticos que ouvi e me lembro vou citar
parte da letra de alguns: 1.“Bendito serei” (este era baseado na promessa de Deus a Abraão); 2. “Transbordarei, prosperarei...Para a direita, para a esquerda, para frente, para trás, por todo lado sou abençoado”; 3. “Uma só palavra que Deus mandar vai fazer a minha vida mudar; Não importa o que enfrentarei, com a unção imbatível serei”; 4. “Somos mais que vencedores”; 5. “Deus de alianças, Deus de promessas...Posso enfrentar o que for, eu sei quem luta por mim...”. Estes mencionados são alguns dos que ouvi nesses dois domingos. Sei que há muitos outros.

Alguns deles são bonitos e devem ser analisados com cuidado e sem preconceito. Podem até conter uma teologia correta. Mas fiquei pensando nas causas e consequências da proliferação desse tipo de letra. Como algumas das causas, vejo:

- A sociedade em que vivemos é individualista e vive à procura de sucesso e de vantagens. Vivemos nesta sociedade e acabamos, sem perceber, absorvendo muitos dos seus valores e acabamos nos entusiasmando no culto com as promessas de sucesso contidas nos cânticos;

- Os evangélicos têm crescido em número e muitos são os que se têm convertido em todas as classes sociais.  Outros têm tido experiências especiais com o Senhor. Glória a Deus por isso! Só que os novos ou velhos convertidos, alguns cheios de alegria e amor ao Senhor, mas sem qualquer preparo bíblico-teológico ou formação acadêmica, compõem lançando CDs com músicas de má qualidade, com letras repletas de erros teológicos e também erros de português. Promessas bíblicas usadas completamente fora do contexto transformam-se em pensamento positivo para ser empregado nos embates desta vida.

Algumas consequências de tudo isso:

- Quando essas músicas predominam, mesmo sem perceber, vamos trocando o culto que é devido ao Senhor, pelo louvor ao “ego”. Deus é que parece estar ao nosso serviço. Como comparar, por exemplo, uma letra como a do cântico “Ao Rei dos reis consagro tudo o que sou, de gratos louvores transborda o meu coração” com “Transbordarei, prosperarei”? Uma está inteiramente dirigida à adoração a Deus, a outra está centrada no eu.

- Quando as pessoas cantam “Uma só palavra que Deus mandar vai fazer a minha vida mudar, não importa o que enfrentarei, com a unção imbatível serei” ou “Prosperarei”, temo que isso as torne um tanto inconscientes de que temos de lutar pelo sucesso que desejamos. Ficar esperando, como num passe de mágica, por “uma só palavra” de Deus não será mais fácil do que irmos à luta? Deus, pela sua graça, deseja nosso
triunfo, mas muitas vezes quer que batalhemos por isso tendo leis que devemos obedecer para que tenhamos vitória, não apenas na vida espiritual, mas também nas áreas econômica, intelectual, física ou de relacionamentos. Ficar esperando por “uma só palavra que Deus mandar” não será mais fácil do que crescermos no conhecimento dele, do seu modo de agir, da sua vontade e das suas leis por meio da reflexão, do estudo da Sua Palavra, do ouvir os mais experientes, etc?

Este é apenas um início de reflexão que pretendo continuar sobre o assunto. Sabemos o quanto a música pode influenciar a percepção e o comportamento das pessoas. Não estou dizendo que não devemos cantar este tipo de cântico. Aprovando-se a qualidade de sua música e a teologia de sua letra, podemos cantá-los na igreja recebendo deles ânimo para as batalhas de cada dia. Quando, no entanto, eles predominam em nossos cultos, creio que é sintoma de um mal que já estamos sofrendo ou viremos a sofrer – uma vida centrada em nós mesmos.

Que Deus nos ajude!

 

Isabel da Cunha Franco é Educadora religiosa. Matéria publicada no Jornal o Batista Mineiro (Setembro/2010). Divulgação Blog Renato Jr. 

Um comentário:

  1. Também tenho notado isso em nossos cultos...
    tem um que é bem interessante:
    Deus vai te levantar das cinzas e do pó
    Deus vai cumprir tudo que tem te prometido
    Você vai ver a mão de Deus te exaltar
    Quem te vê há de falar
    Ele é mesmo escolhido.

    Vão dizer que você nasceu pra vencer
    Que já sabiam porque você
    Tinha mesmo cara de vencedor
    E que se Deus quer agir ninguém pode impedir
    Então você verá cumprir cada palavra
    Que o Senhor falou,

    Quem te viu passar na prova
    E não te ajudou
    Quando ver você na benção
    Vão se arrepender
    Vai estar entre a platéia
    E você no palco
    Vai olhar e ver
    Jesus brilhando em você
    Quem sabe no teu pensamento
    Você vai dizer
    Meu Deus como vale a pena
    A gente ser fiel
    Na verdade a minha prova
    Tinha um gosto amargo
    Mas minha vitória hoje
    Tem sabor de mel.

    Esse realmente é pra deixar qualquer Ego, super feliz..ahah Não acha?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails