Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

20 de fevereiro de 2011

Diário de viagem! Estrada Real Santa Barbara-MG

 

Como é bom viajar. Eu, Karla, Sofia em sua primeira viagem, minha cunhada Cecília, e minha sogra e meu sogro (Luiz Carlos e Isalmar). Viajamos dia 18.02.2011 (Sexta-feira) para Santa Barbara-MG, para visitarmos minha cunhada e meu concunhado (Paula e Guilherme).

Santa Bárbara é uma cidade histórica do Circuito do Ouro de Minas Gerais, localizada a noventa e oito quilômetros de Belo Horizonte (utilizando-se a BR 381/262 e a MG 436), no centro da Estrada Real. A paisagem bucólica, com suas igrejas, telhados e quintais, aos pés da imponente Serra do Caraça, fazem de Santa Bárbara um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais. Cidade tranquila e acolhedora, apesar da agitação da atual fase de desenvolvimento econômico, é também dotada de um povo simples e hospitaleiro que preserva suas tradições e mantém uma vida cultural ativa.

A principal fonte econômica da cidade é a mina de extração de minério da VALE.

Visitamos no sábado e almoçamos no município de Catas Altas, onde esta localizada a mina da VALE e a serra do CARAÇA.

O nome “Catas Altas” provém das profundas escavações que se faziam no alto dos morros. A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração. No povoado, as catas, os garimpos, as minas mais ricas e produtivas, estavam situadas nas partes mais altas, isto é, se encontravam no alto da serra e por isso, a atual cidade ficou conhecida como Catas Altas. “O povo vendo que cada vez mais que o ouro estava diminuindo nos leitos dos rios e córregos, e com abundância nas partes altas, diziam: ‘as catas estão altas’, ‘as catas estão ficando em lugares mais altos’, ‘as catas estão em lugares de mais difícil acesso’. Situada aos pés da Serra do Caraça e resguardados pelo contraforte da serra do espinhaço Catas Altas integra o Circuito do Ouro ao longo da Estrada Real.

Vejam as fotos no album em anexo…

 

Um grande abraço a todos!…

 

Renato Jr.

2 comentários:

  1. Renato, Graça e Paz, amei suas fotos de Sta Barbara, eu, que sou carioca mas moro em Joinville atualmente, sou encantado pelas montanhas e paisagens bucólicas de Minas, se pudesse até gostaria de morar em um lugar como esse, no sopé de alguma serra, rsrsrsrs, obrigado pelo privilégio de poder ver estas fotos de seu passeio, um grande abraço, DEUS abençoe vc e sua família.

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cicero por seu comentário.

    Realmente a paisagem é de encher os olhos. Sem contar a comida tipicamente mineira, e um povo muito hospitaleiro.

    Como diz o Salmista, "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Salmos 19:1)

    Um grande abraço amigo, que Deus te abencoe ricamente...

    Renato Jr.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails