Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

13 de dezembro de 2011

Shopping Uberaba, e sua decoração nada Natalina!

 

Depois de um tempo afastado do meu blog, volto a escrever novamente.

Faltam poucos dias para o Natal, e a correria começa a tomar conta das ruas, cada dia mais movimentadas, shoppings centers cheios, pessoas ansiosas, preocupadas e muitas endividadas. As crianças começam a pedir os presentes, os pais começam a calcular os gastos, as mães tentam contem a compulsão da compra, enfim eis o espírito do natal consumista!

O Comércio corre para enfeitar as lojas e contratar “velhinhos” com cara de Papai Noel, as decorações de natal começam a iluminar as ruas, as pessoas compram enfeites, as igrejas montam presépios, mas mesmo assim predominam enfeites com Bonecos de Neve, Renas, Estrelas, Anjos, Presentes e claro o Bom Velhinho Papai Noel ! Tudo importado da cultura Americana!

Em Uberaba o Shopping Uberaba, vai mais além e inova, inova até demais. Em 2010 o tema principal da decoração para quem não se lembra, foi Pet, com vários cachorros espalhados pelo principal ponto de decoração (Foto Abaixo). Não que eu tenha algo contra os cachorros, muito pelo contrário, mais o ponto que quero deixar é, o que isso tem haver com o VERDADEIRO NATAL???


Decoração Natal 2010 – Shopping Uberaba

Esse ano para minha surpresa, vem uma decoração mais nada haver ainda, o Sítio do Pica Pau Amarelo. O Sítio do Pica Pau Amarelo é uma das obras mais originais da literatura brasileira. Mais volto novamente a mesma pergunta, o que tem haver o Sítio com o NATAL?

Alías o fato de vincular o Sítio do Pica Pau Amarelo ao Natal, me preocupa, pois une-se uma fábula, uma estória, com algo real, e na mente dos pequenos e adultos começa a soar como se a história do natal também fizesse parte do mesmo contexto de fábula.

Andando pelo Shopping e olhando essa decoração de 2011, você consegue identificar em qual parte o aniversariante do dia? Quantas referências a Jesus você vê?

Estava me esquecendo, o Shopping Uberaba, esta pouco se importando em transmitir a verdade do natal, e sim em gerar consumo, business, o que é natural, esse é o negócio do Shopping. Só acho que isso poderia ser usado, como esta sendo, pela promoção dos carros, pela decoração bonita, com luzes e enfeites verdadeiramente alusivos aos natal, promoções e descontos.

Decoração Natal 2011 – Shopping Uberaba

Não sei se serei bem compreendido, mais meu objetivo é que não se perca o verdadeiro sentido do natal. Devemos sim nos alegrarmos, comemorarmos, mais tudo como gratidão ao Aniversariante. No Natal lembramos de dar presentes para muitas pessoas, filhos, esposas, esposos, pais, parentes, e o Aniversariante, o que você tem para oferecer a Ele?

Não quero ser hipócrita e afirmar todo mundo não se lembra, sim alguns se lembram, uns a meia noite, fazem a oração do pai nosso, isso 2 minutos de oração, e vamos continuar bebendo e comendo.

Outros se lembrarm, agradecem a Ele, e lhe oferecem o único presente que Ele pediu, seus corações:

“Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir eu entrarei, cearei com ele e ele comigo” Ap. 3.20

Recordemos de como Jesus nasceu, Ele nasceu pobre, sem pompa, sem festa, sem banquete. Que recebeu presentes de Reis Magos, Incenso Ouro e Mirra, e que como único “enfeite” o brilho solitário de uma estrela na noite fria de Belém.

Mais do que isso, devíamos praticar seu ensinamento maior amar e compartilhar o pouco que temos, com aqueles que nada tem. Dividir o Pão, em tempos modernos, dividir o Pernil, o Panetone, o Peru , os doces e salgados com aqueles que passam fome!

Ao que tudo indica, este será apenas mais um texto na internet que apenas constata uma dura realidade: A de que o ser humano está cada vez mais egoísta, egocêntrico e materialista, dando muito mais valor ao Ter (possuir) do que ao Ser (existir).

As luzes e os enfeites de natal nas cidades modernas em todo o mundo ofuscam os olhos e já não nos deixam ver o dono da festa, o aniversariante do dia, que em muitas casas já perdeu o lugar de honra para o velhinho gordo de roupas vermelhas…

 

Renato Jr.


Blogueiro e Articulista, Formado em Administração de Empresas, Pós Graduando com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, Teólogo Reformado.

2 comentários:

  1. olá renato, parabéns pelo blog. seguindo aqui. se achar interessante podemos trocar banners. conheça meu trabalho www.casaemusica.blogspot.com abraço fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO, ACHEI SEU BLOG UMA BENÇÃO!

    Com carinho para você!

    SALMO 23

    O SENHOR É MEU PASTOR,
    Isto é relacionamento!

    NADA ME FALTARÁ,
    Isto é suprimento!

    CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
    Isto é descanso!

    GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
    Isto é refrigério!

    REFRIGERA A MINHA ALMA,
    Isto é cura!

    GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
    Isto é direção!

    POR AMOR DO SEU NOME,
    Isto é propósito!

    AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
    Isto é provação!

    EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
    Isto é proteção!

    PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
    Isto é fidelidade!

    A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
    Isto é disciplina!

    PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
    Isto é esperança!

    UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
    Isto é consagração!

    E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
    Isto é abundância!

    CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
    Isto é benção!

    E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
    Isto é segurança!

    POR LONGOS DIAS,
    Isto é eternidade!

    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    A propósito caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite... http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    P.S. Gostaria de convidá-lo a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Suas mensagens são um tanto polêmicas, porém abençoadoras...
    Vale a pena conferir:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails