Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

22 de setembro de 2009

CONQUISTA! É obrigatório a execução do Hino Nacional Brasileiro.

image

A partir desta terça-feira, 22, as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. A lei com a obrigação foi sancionada nesta segunda-feira, 21, pelo presidente da República em exercício, José Alencar, que recebeu alta médica no último sábado, 19. A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG). Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.

Um conquista para a nação, que vem como estímulo a busca ao patriotismo. Sou totalmente a favor de se voltar a cantar o Hino Nacional nas escolas, mas não deve ser apenas uma decoreba e sim estimular as crianças a amarem o seu País e saberem verdadeiramente cantar o nosso lindo Hino Nacional, (e serve de exemplo para mim e você que lê e provavelmente não sabe ele todo de cor). E sabemos que uma grande parcela da população não sabe cantar nosso precioso hino. E também para evitar que aconteça novamente uma "atrocidade" como foi ver a Vanusa interpretando-o. Como é que vamos formar bons cidadãos e bons políticos, se não amamos nossa pátria? Cantar o Hino Nacional, é amar a sua pátria. Eu amo meu País e amo cantar nosso belo hino.

 

HISTÓRIA DO HINO NACIONAL

      image                                              image

Francisco Manuel da Silva                                    Joaquim Osório Duque-Estrada

O Hino Nacional Brasileiro é uma das mais belas obras do repertório nacional: uma bem estruturada composição musical somada a um poema de rara inspiração cívica.  Seus autores - Francisco Manuel da Silva (1795-1865), música e  Joaquim Osório Duque-Estrada (1870 - 1927), letra - não chegaram a conhecer-se.  A música nasceu primeiro; o texto veio depois.

Curiosa é a história do nosso Hino: nasceu em 1822 no estilo de uma marcha para banda, a fim de comemorar a Independência, sendo depois modificado quando da Abdicação de D. Pedro I.  Durante todo o século XIX foi apenas executado.  Para o mesmo criaram-se vários textos que nunca estiveram à altura da música de Francisco Manuel.  Após tumultuados acontecimentos, letra e música foram definitivamente adotados, como vimos, a partir de 1922. Mais curioso é ainda o fato do Hino ter sido oficializado somente em 1° de setembro de 1971 (Lei n. 5.700). A orquestração é de Assis Republicano e a adequação vocal, em fá maior, do compositor Alberto Nepomuceno.

Renato Jr.

FONTE: CORREIO MUSICAL, e GLOBO.COM

5 comentários:

  1. Curiosamente na semana passada estava assistindo um jogo de futebol juntamente com minha esposa e logo na abertura os times tiveram q cantar o hino nacional, e minha esposa perguntou para mim pq q hj em dia não toca mais o hino nas escolas como era na nossa época de estudo e eu simplesmente não tinha a resposta, rsrs.
    Falando serio, concordo plenamente com o Renato, pq eu não sei cantar o hino por inteiro, o governo esta de parabens com essa aprovação.

    Graça e paz

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato Jr.
    Essa é a primeira vez que visito seu blog e não poderia sair sem deixar a minha opinião sobre esse assunto...
    Me admira muito um cara como você, que diz que ama a palavra de Deus e que defende a verdadeira doutrina (seria a Bíblia?), apoiar com afinco essa lei da obrigatoriedade do hino nacional nas escolas brasileiras.
    Você,como um membro da igreja Batista, que pesquisam muito a palavra de Deus, deve ter conhecimento de que a Bblía condena, de forma clara e direta qualquer forma de idolatria.
    Para os verdadeiros cristãos, hastear a bandeira do país e entoar o hino nacional são atos de desrespeito para com o criador de todas as coisas, Jeová Deus.
    Devemos respeitar os governante e autoridades do país e as suas leis. Mas, aqueles que amam a Deus nunca devem se esquecer de que a salvação pertence somente a Jeová. Ele merece devoção exclusiva. Quando se pediu aos apóstolos de Jesus que fizessem algo contrário à vontade de Jeová, eles disseram: “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens.” — Atos 5:29.
    Portanto, meu caro Renato Jr., não seja hipócrita, e decida logo de uma vez, a quem você ama: Deus ou o seu País.

    ResponderExcluir
  3. Prezado "Anônimo".
    Acho que um ponto importante quando se opina, ou crítica algo, é se identificar. Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado!

    Não há formas sutis de idolatria. A idolatria nasce no coração; é ali que se manifesta. Existe ou não existe. A idolatria se torna perceptível quando acompanhada de gestos específicos, dentre os quais o ajoelhar-se é o mais expressivo. “Bater continência” à bandeira é gesto de cumprimento respeitoso, e não pode ser considerado idolatria ou adoração. Como a idolatria/adoração está no coração, aquele que hasteia ou arreia a bandeira poderá idolatrá-la sem que haja manifestação física. Portanto, a proibição não tem apoio bíblico.

    Como se vê, o problema não é apenas teológico. É também gramatical e de semântica. Adorar é exatamente atribuir qualidades divinas ao ser. Assim, se alguém atribui uma qualidade divina a uma estátua, como faziam os pagãos, pratica idolatria.

    Provavelemnte o amigo ou amiga, é Testemunha de Jeová ou Adventista, já que os mesmo é que defendem essa linha de pensamento e raciocínio.

    Essas organizações são contra o serviço militar e a defesa da Pátria, não cantam o Hino Nacional e são contrários a continência a Bandeira Nacional. Combatem toda forma de governo político e a prática do comércio. Anulam os seus votos, nos países onde o voto é obrigatório.
    São anti-bíblico ao se comportarem deste modo. Estas são peculiaridades de uma seita.

    O que a Bíblia ensina:

    Romanos 13:1; '' Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
    2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
    3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Fazei o bem e terás louvor dela,
    4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
    5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. ''

    Quanto a ser hipócrita, lhe transfiro o elogio. A bíblia nos orienta:
    E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Mateus 22:37-39.

    Ora o amor não se restringe apenas a Deus, até mesmo porque nosso amor por Deus é muito maior, por redunda em todo nosso ser amando a Ele. Mais não restringe você de amar seus pais, seus filhos,sua esposa, seu país.

    Continua....

    ResponderExcluir
  4. Não entrarei em detalhes sobre outras questões doutrinárias, pois não é esse o objetivo.

    Obrigado pela sua participação. Se quiser refutar qualquer palavra desse comentário, sugiro que não use de versículos fora de contexto.

    Que Cristo te abençoe abundantemente!

    Com amor,


    Renato Jr.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo anonimo, primeiramente queria deixar claro que antes de seguidor deste blog, sou seguidor de Jesus e temo as suas leis, sobre respeitar a patria em que vc nasceu e vive não pode ser comparado com IDOLATRIA, pq vamos para a língua portuguesa descobrir as definições de idolatria:
    1. Adoração dos Ídolos. "Por um acaso nós colocamos o hino nacional, nação, bandeira nacional acima de Jesus para que tais sejam adorados como Jesus é por nós?"
    2. Culto prestado ao que não é Deus. "Por um acaso vc já nos viu prestando culto a nossa bandeira?"
    Essas duas definições foram tiradas do dicionario "Priberam".

    E cuidado anonimo ao julgar as outras pessoas, pq não se esqueça, não julgue para não ser julgado.
    Quem é vc, um homem que tem poder acima de Deus para julgar os outros?

    E aprenda a utilizar a palavra de Deus para pregar o evangelho, não apenas para usar versículos quando lhe for de conveniencia, pq esse versículo que vc usou não condiz com o que vc postou.

    Estamos em meio de uma sociedade onde todos temos o direito de opnar, mas nunca de julgar as pessoas, e temos que respeitar a maneira de outros pensarem, não necessariamente concordar.

    Graça e paz de Cristo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails