Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

17 de setembro de 2009

Lei proíbe culto nos vagões do trem

image
O culto realizado no trem foi proibido pelo Ministério Público. A 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio proibiu a realização de cultos e manifestações religiosas no interior de trens.
A empresa responsável pelos serviços nos trens do Rio terá que fazer valer a lei e se precisar podem requisitar o apoio da Polícia Militar.

Quando estive no Rio de Janeiro, eu vivi essa experiência de um rapaz entrar dentro do trem, e de forma muito educada, pediu licença a todos, fez a leitura de uma passagem bíblica e deu uma mensagem rápida e profunda.
Não posso fechar os olhos para algo que infelizmente acontece, e é o que vinhaimage acontecendo no Rio. Pessoas levando guitarras, caixas de som, microfones e fazendo literalmente um culto dentro do trêm, acabando muitas vezes incomodando as pessoas, gerando aversão ao evangelho. A mensagem tem que ser rápida e eficaz para tocar o coração e não enfadar. Conforme diz Alexandre Marques, pastor presbiteriano da Igreja Reformada Ecumênica: “Existem locais e formas de pregação que respeitem a liberdade de pessoas que não querem ouvir aquela mensagem. Elas também têm direito de viajar de trem em silêncio. É possível realizar atos religiosos em locais públicos em que não se grite, invada e nem se pratique coação contra ninguém. Já presenciei coisas absurdas no trem, como pessoas querendo arrancar guias do candomblé dizendo que são do demônio. Não se pode ferir o direito do outro.”
Agora temos que estar atentos, pois hoje somos proibidos de dar o nosso grito dentro do trem. Temos que ter cuidado naquilo que falamos na questão homofóbica. Músicos evangélicos terão que ser filiados a Ordem dos Músicos do Brasil, se tocar a igreja pode ser multada. A lei do Psiu que quase nos calou, agora associação do Estado com a Santa Sé, e eu podia continuar citando muito outros direitos, ainda que quase imperceptíveis, estão sendo retirado de nós.
Renato Jr
Fonte: Blog Pr. Juarez Lima

19 comentários:

  1. Sobre o culto dentro dos vagões eu acho errado, pq ali existe um grupo de pessoas que não estão ali à procura de religião, mas usando o trem como meio de transporte. Não precisamos invadir e de certa forma obrigar a quem estar lá a ouvir a mensagem da salvação. pq imagine só se vc está lá, e entra um grupo de umbandas com seus tamborins e começam a cantar e fazer seus rituais ali dentro, vc gostaria? Penso que da mesma forma são as outras pessoas que estão ali com crenças diferentes. Temos sim que ir pelo mundo e pregar o evangelho, mas existe varias outras formas de se fazer isso sem ferir a crença de outros.

    Graça e paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. Renato Jr,
    Gostei da promoção "Comente e concorra a uma bíblia". Pelo menos vc não está fazendo que nem o Malafaia, vendendo a bíblia por R$ 900,00, endeusando um profeteco que escreveu os comentários e explorando a fé dos inocentes.
    Parabéns!!! Continuarei comentando, pois seu blog é ótimo, um colírio para essas traves e ciscos que temos nos olhos espirituais. Fica na paz irmão, e visite e comente no meu blog tbm!

    Em Cristo,
    Débora Silva Costa
    http://ferazao-bang.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O QUE QUESTIONA NESTE TRABALHO EM PUBLICO É QUE MUITOS DELES NÃO SÃO SEQUER ENVIADOS PELA IGREJA. FAZEM ISSO POR DESIGNIO PROPRIO. NEM O APOSTOLO PAULO FEZ ISSO. ELE FUNDOU VARIAS IGREJAS E PREGOU O EVANGELHO EM DIVERSOS PAISES, MAS O FEZ ENVIADO PELAS IGREJAS (ATOS 13). QUANDO ELE ESCREVE AS IGREJAS, PEDE ORAÇÃO PARA QUE DEUS AJUDE EM SEU MINISTERIO. NÃO MANDA QUE TODO MUNDO SAIA POR AI SENDO PROCLAMADOR DO EVANGELHO. ESTE TRABALHO DEVE SER PARA MINISTROS ORDENADOS.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Concordo Leandro contigo.
    Obrigado pelo comentário.

    Que Deus lhe abençoe!

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Débora pelos seus comentários!

    Continue visitando o blog e participando dos comentários e concorrendo a bíblia. De graça!

    Já visitei o teu blog e deixei um comentário.

    Deus lhe abençoe!

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Lúcio pelo seu comentário. Muito coerente e contextual.

    Deus lhe abençoe e continue visitando o blog.

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. acho q a lei de ordem deve ser respeitada. a baderna criada dentro do vagão de um trem , trnasporte público não pode continuar. além de já ter testemunhado e até mesmo sofrido ofensa por parte dos fiéis q dizem q quem não concorda é do diabo e vai para o inferno. perturbação da ordem é crime. vamos respeitar o proximo.

    ResponderExcluir
  8. Renato Jr.
    Muito obrigada pela visita no nosso blog. A resposta do seu pedido está em:
    http://ferazao-bang.blogspot.com/2009/09/temer-morte-ou-nao.html
    Fica na paz!!!

    Em Cristo,
    Débora Silva Costa
    http://ferazao-bang.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. A questão é muito simples, caro Renato.

    Imagine-se na seguinte cena: você pegou um trem para ir ao trabalho (talvez você tenha carro, mas imagine que não tivesse). Conseguiu um dos últimos assentos livres e segue tranquilamente lendo sua revistinha de escola dominical... no meio da viagem um grupo de cerca de 20 religiosos vestidos de branco entra no vagão em que você está e começa a cantar pontos de umbanda, tocar atabaques e a distribuir patuás de Ogum aos passageiros.

    Consegue se imaginar nesta cena?

    Pois é meu camaradinha: respeitar é fazer aos outros somente aquilo que você não se incomodaria que fizessem a você.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Daniel,

    Se tu leu com muita atenção a postagem notará que deixei bem claro que sou contra a desordem, e a bagunça que alguns fazem dentro dos trens.

    Que existem lugarem certos e propícios para a propagação do Evangelho.

    Em Cristo!

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Não pratico nenhuma religião,mas fico feliz em saber que existem pessoas coerentes em todos os ambitos sociais.
    Parabéns pelo blog,idéias, e principalmente por suas convicções. "Acredito" que somente com dignidade e respeito ao proximo e a si mesmo, possamos viver entre as diferenças que norteiam os seres humanos.A intolerância só gera mais intolerancia, que gera racismo, que gera ódio... E isso não é obra "do DEUS".

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Fabio pelo seu comentário.
    Que Deus lhe abençoe!

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Posso não ser de nenhuma religião mas pelo menos, ao ver o seu blog, vi algo coerente e respeitoso, o que é muito diferente do que vejo por aí, seria excelente se tivessem mais vozes como a sua por aí. Mas tocando no assunto ao ver os questionamentos sobre a lei muitos dos ditos "evangélicos" (pra mim são um bando de arruaceiros iguais aos mesmos que resolvem tocar pagode dentro de um trem) diziam que era "proibindo a divulgação da palavra" que era "perseguição aos evangélicos"... enfim, mas tbquestionando de pessoas ouvindo som alto dentro dos trens ou fazendo gritaria e balbúrdia dentro do trem, pois bem, a lei tb vale pra esses mesmos, o que falta mesmo é quem a faça cumprir.
    "Se os homens se respeitassem mais não seria necessário de mais guerras para justificar quem está certo" Mahatma Gandhi.

    ResponderExcluir
  14. Mais comentários a respeito do assunto. No seguinte endereço. Vejo que boa parte das pessoas aqui pensam como eu. Sou casado, pai de filho e presbíterno na igreja e sou RADICALMENTE FAVORÁVEL A TAL DECISÃO. Os crentes não souberam usar o espaço e como sempre, envergonharam o evangelho com uma pregação que jamais chega perto do que é o EVANGELHO. Anote aí e confira lá os comentaristas de plantão.
    http://www.armaduragospel.com/2009/09/justica-proibe-cultos-religiosos-nos-trens-urbanos-do-rio/comment-page-1/#comment-57

    J.V. By DuqueCaxienseRoxo.
    site. www.marketingdeconsumo.com.br\jvmnegocios

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do seu blog, irmão Renato... Vou segui-lo também... seguimos a mesma linha de raciocínio. Os comentários são muito bem vindos... parabéns...

    Fernando

    ResponderExcluir
  16. Prezado,

    Acho que vc está totalmente equívocado em sua opinião em relação ao culto realizado no trem, você não tem a dimensão do quanto Deus falava através daqueles homens de Deus, quantas foram ás vezes que sai daquele vagão flutuando por ter escutado Deus falando comigo...
    É admirável sua atitude em dizer que os cultos seriam uma baderna, vc como pregador da palavra deveria apoiá-los e não julga-lós, pois como existe pessoas carentes da palavra de Deus...
    Sinceramente! não sei em que mundo vc vive!!!
    Mais se não for lá, eles tb não deixaram de proclamar a palavra de Deus em outros lugares.

    ResponderExcluir
  17. Caro Anônimo,

    Contanto que não me obriguem a ouvir, podem pregar em qualquer lugar.

    O Ministério Público foi muito correto ao proibir. Mas falta fazer por exemplo, que a Supervia pare de fazer vista grossa à camelôs, que muitas vezes perturbam a viagem ainda mais que os "pregadores" do terceiro vagão, deveriam reprimir o consumo de drogas nos vagões e quem pega trem sabe que acontece toda hora. Também deveriam fiscalizar o uso de aparelhos de som nos vagões, pois assim como não sou obrigado a ouvir gritaria às seis da manhã no transporte público, também não quero ouvir músicas de apologia ao crime tocadas no volume máximo.

    Querem pregar a palavra? pois o façam em um lugar particular ou em algum lugar em que as pessoas tenham a escolha de não ouvir. E isso não acontece nos trens. Se você sai flutuando do vagão, parabéns pra você. Existem dias que depois de um dia de trabalho, eu quero é silêncio e não podia ter.

    Queria ver essa indignação toda se o vagão em questão fosse usado por fiéis da Umbanda pra fazer um culto à Oxalá.

    Um abraço à todos e parabéns pelo espaço democrático.

    Marcelo Paes

    ResponderExcluir
  18. Tudo que é feito em nome de Jesus Cristo, tem que ser com ordem é decência, mas infelizmente o povo de Deus esquecem que a fé vem no ouvir a palavra de Deus, e quem convence o homem é o Espirito Santo de Deus.
    Não é os berros, as gritarias, o fanatismo que vai convencer alguém, pelo contrario vai causar uma aversão ao evangelho, e o ouvinte acaba generalizando todos .
    E´o que penso me corrija se estou errada.
    Fica na

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails