Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

29 de outubro de 2009

Por quais razões Malaquias cap. 3 vers. 10 não deve ser aplicado à Igreja?


O texto de Malaquias 3.10 deve servir de base para a prática do dízimo na igreja? Entendo que não. Segue abaixo, de forma bastante objetiva as devidas razões:

1. O livro do profeta Malaquias foi escrito especificamente para o povo de Israel. Sua mensagem profética tem a sua razão e o seu lugar próprio no tempo, e no espaço
"Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias." (Ml 1.1)
"Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas. Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como nos primeiros anos." (Ml 3.3)


"Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Ml 3.6)


Afirmar que as profecias e as orientações específicas de Malaquias se aplicam "literalmente" à Igreja, é uma atitude que implica na quebra de princípios básicos, sérios e confiáveis que norteiam uma interpretação gramático-histórica da Bíblia;


"[...] os princípios do sistema gramático-histórico de interpretação, que surgiram em antioquia pela primeira vez como princípios pensados e conscientes, representam o modelo de interpretação que mais bem corresponde aos pressupostos do Cristianismo histórico quanto à natureza das Escrituras" (Nicodemus, 2004, p. 256)


Bentho (2003, p. 69-71) diz que a função da hermenêutica e exegese bíblica, dentre outras, é compreender o sentido do texto dentro de seu ambiente histórico-cultural e léxico-sintático. Qualquer interpretação que tenta forçar o texto a dizer o que não diz, seja de forma voluntária ou involuntária, com base em pressupostos ou premissas previamente estabelecidos pelo intérprete, que ignora o contexto sob pretexto ideológico, que ignora a mensagem e o propósito principal do livro e que não analisa o texto à luz de outros, não deve ser confiável.


2. A mensagem de Malaquias está fundamentada na necessidade de se observar o cumprimento da Lei do Senhor, prescrita para o povo de Israel
"Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber, Estatutos e juízos." (Ml 4.4)


Não vivemos sob a Lei de Moisés:
"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo". (Gl 2.19)


"Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar seus preceitos por eles viverá" (Gl 3.12)
"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão" (Gl 5.1)


3. Os que se utilizam de Ml 3.10, acabam por incorrer na alegorese, ou seja, no abuso de uma interpretação fundamentada na escola alegórica.


"Quem alegoriza fala ou escreve sobre alguma coisa por intermédio de outra, procurando desvendar sentidos simbólicos, espirituais ou ocultos. [...] De acordo com o método alegórico, o sentido literal e histórico das Escrituras é completamente desprezado, e cada palavra e acontecimento são transformados em alegoria de algum tipo, a fim de escapar de dificuldades teológicas ou para sustentar certas crenças estranhas e alheias ao texto bíblico. Assim, não interpreta o texto bíblico, mas perverte o verdadeiro sentido deles, embora sob o pretexto de buscar um sentido mais profundo ou mais espiritual" (Idem, 2003, p. 124)
O uso claro de alegorese em Ml 3.10, é afirmar que a "casa do tesouro" e a "minha casa", citadas no texto se aplicam aos templos cristãos. É equivocado também declarar, que as maldições ali citadas, virão também sobre os crentes. Vale lembrar as palavras de Paulo em Atos 17.24 "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas."


Muitos se utilizam do texto de Ml 3.7-11, tirando-o do seu contexto, para colocar a "faca no pescoço dos simples", amedrontando-os com maldições ou acusando-os de ladrões, no que diz respeito a prática do dízimo. Volto a declarar que a Bíblia não deve ser interpretada segundo as nossas conveniências.


Compreendo ainda pela Palavra, que na Igreja, o dízimo não deve ter a sua prática incentivada a partir de Malaquias, mas sim, a partir de Abraão (Gn 14.18-20) e Jacó (28.18-22) que contribuíram voluntariamente, livre de qualquer preceito legal, sem medo de qualquer punição ou castigo, sendo unicamente movidos por pura adoração em reconhecimento àquele que provê todas as coisas.
As bases motivadoras e punitivas que norteiam as contribuições financeiras na Igreja, estão prescritas em 2 Co 9.6-15


"E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos, enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós. Graças a Deus pelo seu dom inefável!"


Dizimar e contribuir com outras ofertas, não pode ser encarado por cristãos como um fardo ou jugo da lei. Deve sim, ser percebido como um privilégio e como um ato livre e amoroso que reconhece em Deus o sustentator, provedor e criador de todas as coisas.

1. O dízimo "deve" ser dado, como foi dado por Abraão e Jacó, com base na voluntariedade e não na "obrigação" da Lei.
2. Dízimo é "décima parte". Acima disto, qualquer contribuição é a décima parte + oferta voluntária. Todo cristão é livre para assim contribuir.

 

SOU TOTALMENTE DEFENSOR DO DÍZIMO, MAIS NÃO BASEADO EM MALAQUIAS 3:10.

 

Bibliografia
BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica fácil e descomplicada: como interpretar a Bíblia de maneira prática e eficaz. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
LOPES, Augustus Nicodemus. A Bíblia e seus intérpretes: uma breve história da interpretação. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
SCHOLZ, Vilson. Princípios de interpretação Bíblica: introdução à hermenêutica com ênfase em gêneros literários. Canoas-RS: Ulbra, 2006.
STUART, Douglas; FEE, Gordon D. Manual de exegese bíblica: Antigo e novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2008.
http://www.bibliaonline.net. Acessado em 18/05/2008 às 10h25m

 

fonte: Pr. Altair Germano

6 comentários:

  1. Eu creio no dízimo dentro da igreja, assim como irmão crê. Muitas pessoas têm escrito dizendo que Malaquias 3:10 não serve de base para dar dízimo na igreja hoje. No meu modo de ver, creio que se aplica sim a nós hoje, não como um jugo que era imposto pela lei, pois a lei cerimonial acabou na época de João Batista, porém a sua aplicação. As pessoas não querem as implicações deste versículo em suas vidas hoje, dizendo que quem não dá o dízimo é por Deus considerado como ladrão, mas é interessante como as pessoas querem as bênçãos decorrentes da fidelidade ao dízimo, não é mesmo? Se nunca dão o dízimo, não aceitam ser chamados de "ladrões" como está em Malaquias 3:8,9, mas é engraçado que aceitam ser abençoados por Deus, tendo as janelas do céus abertas em seu favor, recebendo bênçãos sem medida, e tendo o devorador repreendido em sua vida (3:10,11). Engraçado, as bênçãos se aplicam a nós hoje, mas as maldições não? Deixem de dar o dízimo vários meses, e verão se sua vida financeira será próspera!

    Pr. Anderson Seraphim.

    ResponderExcluir
  2. Talvez se eu não fosse pastor, esse argumento meu seria mais aceito, mas por ser, é capaz de dizerem: "Ah, é pastor, pensa no dinheiro!" Isso não é verdade. Eu sempre fui dizimista na igreja do Senhor, desde quando eu nem pensava em ser pastor, e até hoje continuo sendo. E ai de mim se não der o dízimo, o Senhor me pesa a mão!

    ResponderExcluir
  3. Nobre Pr. Anderson,

    Acho oportuno salientar mais uma vez é preciso distinguir entre princípio e norma.

    São os princípios dos ensinos do AT, e não a observação dos modelos e das prescrições legais, que devem ser pregadas e ensinadas na igreja.

    O Evangeho é vinho novo em odres novos.

    Em Cristo!

    Renato Jr.
    www.blogrenatojr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Senhores, a paz de Cristo Jesus!
    Com todo respeito ao Pr.Anderson Seraphim, faço minhas as suas palavras, concordando com o que o sr.escreveu a respeito de Malaquias e a Igreja.
    Disse Jesus: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
    E disse mais: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.Mateus 5:17;23:23

    E que por Ele sejamos abençoados e abençoadores.

    Serva de Cristo
    www.buscaiosenhor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Paz irmãos,

    Sim concordo com você Renato, que o AT deve ser seguido como princípio e não como uma prescrição legal. Realmente, usar Malaquias 3:10 para a nossa própria conveniência (só pra chamar os crentes de ladrões, ou para amedrontá-los) está errado. Este texto não pode ser colocado como lei para nós hoje, porém as suas implicações ainda se aplicam a nós. O dízimo no NT é muito mais um privilégio do que uma obrigação, não se vê no mesmo ameaças a crentes por darem ou não o dízimo, ou então crentes sendo chamados de ladrões. O dízimo é um compromisso que fazemos primeiramente com Deus, e depois com a igreja, para a expansão do Seu reino na terra. A falha no dízimo, hoje, tem mais haver com prosperidade do que com ladroagem: quando damos o dízimo, Deus nos abençoa, quando retemos, bênçãos nos são retidas. Conheci e conheço vários crentes que não dão o dízimo, e suas vidas materiais estão indo de mal a pior, cada dia estão perdendo o que têm. Eu mesmo já experimentei deixar de dar o dízimo (não porque tive esta intenção, mas por descuidos), e vi consequências na minha vida financeira. Hoje, graças a Deus, sou um dizimista fiel, e não quero mais falhar com o SENHOR. Aquele que falha, provavelmente não seja considerado um ladrão, mas que está em falta com Deus, isso está.

    ResponderExcluir
  6. Queridos irmãos em Cristo... Quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo de Deus, é o Seu Espirito Santo, através da palavra viva de Jesus. E a bíblia fala de Jesus de gênesis ao apocalipse, se não fosse assim, Deus não moveria os corações pelas escrituras, e TODA A PALAVRA É VIVA E EFICAZ... E as coisas de Deus somente se discernem pelo espírito. Por isso, estou aqui, para dizer a todos que o meu encontro com Deus, em dezembro de 2005, foi justamente essa palavra em Malaquias 3:10, depois que o Senhor me disse:- "Você não confia em mim". Em seguida, Ele me mostrou várias cenas na minha vida, inclusive na igreja, onde eu não o colocava em primeiro lugar... Entendi que não era porque o Senhor precisava de meu dinheiro, é porque eu não entendia, que quando adoramos a Deus, continuamos a agir como os cristãos que verdadeiramente o adoraravam, em espírito e vedrdade, e até morriam por causa da palavra de Deus. Confiar na Sua Palavra, é obedecer, sem questionar, sem interpretar com a nossa própria inteligência, apenas obedecer o que está escrito, porque é o Senhor quem diz... Ele diz:- "Fazei prova de mim, se não abrirei as janelas dos céus, e não derramarei bençãos"... Eu estava mal financeiramente, deixei de pagar a minha casa financiada, para pagar a CASA DE DEUS, e hoje, eu tenho uma casa linda, e foi o imóvel que eu pedi ao Senhor. Tenho conforto, um marido também dizimista fiel, e obediente a palavra do Senhor. Confiamos em Deus, por isso, ouvimos a Sua Voz, e praticamos o que Ele diz, nas escrituras. Não deixe que o seu próprio entendimento não permita que seja obediente à palavra, pois sem fé, é impossível agradar a Deus, e Ele não poderá abençoa-lo. O que mais Ele deseja é abençoa-lo, e lhe dar uma vida abundante. Deus prova a nossa fé, então, agrade ao Senhor! Confia Nele, e tudo Ele fará! Pois não há Deus mais poderoso como o nosso Deus!? Você ainda duvida? Se tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda, então você tem essa confiança... Desejo afirmar que foi pelo Espírito Santo que Deus me fez entender que Malaquias 3:10 é um mandamento, e que mais adiante no capítulo 3, muito tempo depois, meditando nessa palavra, Ele me confirmou, onde Ele mesmo diz, em Malaquias 3:6,7:- "Eu SOU O SENHOR E NAO MUDO. É POR ISSO QUE VOCÊS OS DESCENDENTES DE JACÓ NÃO FORAM DESTRUÍDOS. VOCÊS SÃO COMO OS SEUS ANTEPASSADOS, ABANDONAM AS MINHAS LEIS E NÃO AS CUMPREM. VOLTEM PARA MIM E EU VOLTAREI A VOCÊS. MAS VOCÊS ME PERGUNTAM: Como vamos voltar? E EU PERGUNTO:- SERÁ QUE ALGUÉM PODE ROUBAR A DEUS? MAS VOCÊS TEM ME ROUBADO, E AINDA ME PERGUNTAM:- Como é que estamos te roubando? VOCÊS ME ROUBAM NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS.TODOS VOCÊS ESTÃO ME ROUBANDO E EU AMALDIÇOO A NAÇÃO TODA. EU, O SENHOR, TODO PODEROSO, ORDENO QUE TRAGAM TODOS OS DÍZIMOS AOS DEPÓSITOS DO TEMPLO, PARA QUE HAJA BASTANTE COMIDA NA MINHA CASA. PONHAM-ME À PROVA, E VERÃO QUE ABRIREI AS JANELAS DOS CEUS E FAREI CAIR SOBRE VOCÊS AS MAIS RICAS BENÇÃOS"... Queridos, essa é a palavra de Deus, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ À IGREJA! Que Deus possa lhe abençoar abundantemente, seja fiel no pouco, e o Senhor será fiel no muito! Adore-o, e o coloque em primeiro lugar em suas vidas... JESUS ESTÁ VOLTANDO, LEVANTA-TE, POIS AINDA DORMES, NÃO SEJA COMO AQUELAS CINCO VIRGENS, QUE NÃO ESTAVAM PREPARADAS COM O AZEITE... QUANDO ELE VIER, ESTEJA CUMPRINDO TODA A PALAVRA DE DEUS!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails