Autor de frases como esta: 'A Bíblia é um desastre, cheia de maus conselhos, como incestos e matanças', o escritor português José Saramago, se intensifica como um autêntico blasfemo e anti-bíblico.
O detentor do único prêmio Nobel concedido a um autor de língua portuguesa ainda afirmou que foi o homem quem inventou Deus, o Diabo e o purgatório. 'Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens', declarou.
Em entrevista à Lusa, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura 1998, usou mais uma vez a sua voz para atacar a Bíblia, Deus e algumas normas de fé tidas por garantidas - e também experimentadas! - por milhões que crêem e vivem segundo a Sagrada Escritura.
Talvez se possa resumir a sua intervenção na declaração 'a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana'. Mas caso o leitor queira assistir a parte da entrevista, clique aqui. (desde já aviso o leitor menos preparado: trata-se de uma perfeita sequência de barbaridades...)
Faço, a esta distância, um desafio a Saramago! Talvez a sua decana sapiência literária consiga articular na sua já débil voz uma resposta tão enganadora quanto as suas habituais afirmações sobre Deus...
José Saramago, o senhor ataca Deus e a Bíblia nos termos da expressão acima citada. Então, como assumido comunista, como classifica as práticas marxistas e leninista que dizimaram milhões de pessoas durante décadas do século passado? Não acha que o seu silêncio sobre isso também é, citando palavras suas, uma 'idiotice'? Não é este também um 'catálogo de crueldade e do pior da natureza humana'? Não lê os relatos que, ainda hoje chegam da China e da Coreia do Norte?
Caro leitor, entenda que as minhas perguntas têm como único objetivo denunciar a incoerência do pensamento de Saramago, que, já em final de carreira, fala mais da Bíblia e de Deus (o tal ser que, segundo ele, não existe...) do que de outro tema qualquer.
Será que ele descobriu que esta é, num país marcadamente católico, a melhor estratégia de marketing? Ou, será mesmo que a sua consciência não consegue libertar-se de Deus, esse peso que ele próprio criou e do qual não consegue livrar-se, por ter, há muito, voluntária e propositadamente renunciado Deus?
Não sei. Só sei que, ainda antes de Saramago nascer, Deus já nos tinha alertado acerca das suas palavras: 'diz o néscio no seu coração: não há Deus' (Salmos 14:1).
Renato Jr. – http://blogrenatojr.blogspot.com
Que pena espero que conheça a verdade do evangelho e guarde tanta besteira para ele mesmo.
ResponderExcluirA bíblia realmente é loucura para os que se perdem.
Abraços.