Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

1 de abril de 2010

Especialistas recriam 'rosto de Jesus'

Foto: History Channel/cortesia
A projeção tridimensional do rosto do Sudário. (Foto: History Channel/cortesia )


Independente da crítica científica, se o Santo Sudário é real ou não, achei interessante essa criação em computadores, feita por especialistas em computação gráfica usando técnicas modernas de criação de imagens de 3D para recompor a imagem da face retratada no Santo Sudário, que muitos acreditam ser o rosto de Jesus Cristo.
A experiência foi feita especialmente para o documentário de TV "The Real Face of Jesus?" ("O rosto real de Jesus?"), do History Channel, que vai ao ar no próximo sábado.


Foto: History Channel/cortesia
Projeção virtual do corpo marcado no Sudário. (Foto: History Channel/cortesia)


Os artistas tiveram acesso ao Santo Sudário, uma peça de linho que muitos cristãos acreditam ter sido usada para cobrir o corpo de Jesus após a crucificação. Sua autenticidade é debatida há anos por cientistas. O tecido traz uma imagem fantasmagórica do corpo de um homem que foi crucificado.
O artista de computação gráfica Ray Downing, que participou do projeto, é o mesmo que recriou em 3D o rosto do ex-presidente americano Abraham Lincoln, usando mais de cem fotos.
De acordo com Downing e com John Jackson, físico da universidade americana do Colorado que estuda o Santo Sudário desde 1978, a relíquia é singular, pois ela contém dados em três dimensões sobre o corpo da pessoa que foi enterrada.
Isso acontece porque o Santo Sudário foi enrolado em todo o corpo, em vez de apenas cobrir a face.
"A presença de dados em três dimensões é bastante inesperada e também é única", diz Downing. "É como se a imagem contivesse um manual de instruções sobre como se construir uma escultura."


A equipe teve acesso ao Santo Sudário, relíquia que na crença de muitos cristãos teria coberto o corpo de Jesus.

2 comentários:

  1. De "santo" esse trapo não tem nada. É fruto da desesperada idolatria católica romana para "atrair fiéis" pelo ver, tocar, apalpar, sentir, cheirar, etc. Bem aventurados os que não viram e creram. E tem uma turma de pseudo-cientistas que ficam querendo ter os seus nomes em outdoors luminescentes pelo mundo afora, sem se importarem de estarem associados em falsidades, mentiras e especulações que não tem nada a ver com ciência.

    ResponderExcluir
  2. A própria ICAR não assina em baixo desse "negócio", o que fazem é cobrar ingresso para os trouxas verem o trapo. Na fila para entrada distribuem um folheto que diz que a ICAR não afirma e nem nega a "autenticidade da coisa" muito pelo contrário. É muito engraçado! Sei do que estou falando, ja tive um desses folhetos nas mãos, e pena que não o guardei, pois ele teria mais valor que este fake.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails