Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

18 de outubro de 2010

Não motive sua equipe!

maquina

NÃO MOTIVE SUA EQUIPE Saiba quais as ações para liderar equipe, fazendo tudo ao contrário
Por: Augusto Campos Carreira

 

    Há cerca de um mês publiquei aqui no o texto "Motivação: O desafio de liderar equipes com pessoas desisteressadas" de Felipe Suzin, tratando sobre um aspecto infelizmente comum do tema Motivação.

     E hoje vi um texto recente do Pimp your Work tratando do mesmo assunto, mas com um posicionamento bem-humorado – o que não quer dizer que não permita reflexão séria. O texto “How to make your team fall apart” explica o que o líder de projeto ou chefe deve fazer se quiser destruir sua equipe

     É mais um daqueles textos que você lê e precisa fazer tudo ao contrário, portanto não se engane! Se você lidera um projeto ou equipe, procure descobrir se está tendo algum dos comportamentos abaixo, extraídos do texto, e corrija-os!

      Gerenciamento de projetos e pessoas: como liderar uma equipe, fazendo tudo ao contrário

     Vamos às dicas ao contrário que constam no texto, e mais uma ou duas dicas extras. No final, o convite para que você acrescente suas próprias sugestões.

  • Guarde tudo para si: Todo mundo quer roubar suas idéias. Não compartilhe nada. Se for fazer uma apresentação em grupo, diga aos seus companheiros de equipe que a sua parte será uma surpresa, ou que não ficou pronta a tempo de ser discutida com eles antes da apresentação definitiva.

  • Não se dê ao trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles: afinal, eles estarão fazendo o mesmo que você, guardando tudo para si, e mantendo em segredo tudo o que fazem. Ademais, por que se preocupar? A continuidade e coordenação das atividades não é responsabilidade só sua…

  • Se algum membro da equipe comunica que precisará de um determinado recurso, não a leve a sério. Se ele estiver *mesmo* precisando, vai atrás sozinho, ou vai brigar por ele.

  • Certifique-se de que não haverá incentivos. Especialmente recompensas, presentes e encontros. Isto amolece o grupo.

  • Não tome qualquer atitude: sempre existe chance de que seus colegas são os que estão de fato fazendo as contribuições que agregam valor. Concentre-se em brilhar mais do que eles, preparando apresentações no Powerpoint usando todas as palavras da moda.

  • Não respeite a agenda alheia: Mostre que é você quem manda. Atrase o horário de início de várias reuniões, marque-as e adie-as com pouquíssima antecedência, e tome decisões cruciais em reuniões que não tenham sido agendadas previamente, e na ausência das pessoas realmente interessadas.

  • Sempre considere que todos estão integralmente alocados ao projeto: aloque as pessoas aos cronogramas como se elas não estivessem envolvidas com nenhum outro projeto ou operação. Se você controla mais do que um cronograma, aloque as mesmas pessoas a todos eles, considerando a mesma premissa.

  • Nunca esclareça totalmente os objetivos: definir os objetivos antes de ter o trabalho encerrado é dar aos inimigos uma oportunidade de avaliá-lo objetivamente, ou até mesmo de considerá-lo ineficaz! Além disso, expor o objetivo pode vir a dificultar na hora de decidir livremente os rumos dos projetos, ou de usá-los em prol de seus próprios objetivos pessoais ao longo de seu ciclo de vida.

     Sua vez: que dica você daria a quem quer destruir a efetividade das equipes de trabalho que comanda?

 

Divulgação Blog Renato Jr. vai Portal Creio.com

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails