Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

9 de novembro de 2010

Homenagem ao pastor Julio Soder

 

image

Por Leonardo Gonçalves

Costumo dizer que somos, de certa forma, um reflexo das pessoas que passam por nossa vida. Algumas deixam marcas, e as vezes elas são profundas.

Pastor Julio era um homem de Deus. No ambiente virtual, íntegro. Na esfera real, era conhecido como um amigo leal. Eu anelava conhecê-lo pessoalmente. Lembro que após uma conversa que tivemos, eu disse a mim mesmo: “o cara tem o dobro da minha idade e o triplo da minha disposição!” e desejei ser ao menos um reflexo do que o Julio era.

Na rede conheci de tudo. Gente fina e bacana, cujos laços de amizade vale à pena estreitar, e também gente safada e mal agradecida, ególatra e que tem o costume de cuspir no prato que come. Pastor Julio era do grupo “do bem”, um pastorzão daqueles que enchem nosso coração de esperança e nos fazem acreditar de novo na igreja. O tipo de pastor que todo crente de verdade gostaria de ter.

Estreitei laços com alguns afetos virtuais. Renato Vargens se transformou em uma espécie de amigo e tutor, Geremias do Couto se revelou um paizão e bom conselheiro, e na semana que vem viajo ao Brasil para, entre uma agenda e outra, estreitar laços com alguns blogueiros. Entre os caras que planejava conhecer estão o Mario Freitas, o João Weronka, pastor Silas (não o Malafaia!) e o Julio. No entanto, não poderei estar com ele e dar aquele passeio de YBR pelas ruas de BH...

Acabo de ler a noticia de que o Julio morreu.

Quem deu a notícia foi a Maíta, filha dele. Na nota que ela me enviou, estava escrito “Ele amava o Púlpito Cristão”. Que honra poder contar com a aprovação dele! Não troco um Julio por mil Malafaias! E QUE SAUDADE eu sinto agora que escrevo essas notas! Não posso negar que o fato de saber que não nos conheceremos nesta vida me enche de genuína tristeza.

Corri pro twitter dele, e descobri que era a Maíta quem estava postando os detalhes do sepultamento. Mas o pior foi ler na timeline dele o twit do dia 02 de novembro:
“Doente!”

Cara, ele postou isso. E eu, atarefado entre uma “obrigação” e outra da igreja, passei por alto o pedido tímido de ajuda de um amigo. Quem sabe ele estava precisando de um ombro, e eu estava olhando para o meu umbigo. Em outro twit ele confessava: “Dói tudo”, e mais adiante disse: “Só vou ao médico se tiver sangrando”. Foi a sua ultima frase naquela rede social.
Ler estas frases me fez sentir muito mal comigo mesmo. Me senti mal porque estava tão “ocupado” em cumprir a agenda do dia que sequer troquei um par de palavras com o amigo. Sequer orei por ele naquela semana...

Lembro das palavras do Renato Manfredini Junior, poeta roqueiro da minha geração: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanha”. Sim, o verso do Renato encaixa perfeitamente aqui, mas com uma consoladora correção: A verdade “há!”, e o Julio, que viveu e defendeu a verdade agora se encontra ao lado daquEle que a personifica.

À família enlutada, deixo os meus sentimentos. Meu conselho é que vocês olhem para Jesus, e lembrem-se que um dia nos veremos no céu. À Maíta, que me trouxe a dolorosa notícia, dedico esta canção de uma das minhas bandas preferidas (e nem é secular!). O Tony Palacios compôs a música para a mãe, que faleceu quando ele ainda era menino. Meu desejo é que ao meditar na letra você possa entender que não existe adeus para nós; no máximo um “até breve”, pois em logo nos reuniremos ao Julio no céu!

Te veo en el Cielo

Comentário Renato Jr.:

Existem amigos mais chegados que um irmão. Compartilho das suas palavras. Uma pessoa com as credenciais de Paulo poderia afirmar com certa segurança: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo." Mas como alguém, com minhas credenciais, consegue fazer tal afirmação?

Mais diante de homens íntegros, simples, humildes na pregação do evangelho, mais ao mesmo tempo de um ímpeto e fervoroso ardor pela defesa da verdade, é que me fazer espelhar e caminhar em suas direções.

Como dizia o filósofo, só sei que nada sei... Mais quero continuar crescendo e aprendendo com todos esses grandes homens que tu citou, e muitos outros, além dos já citados:

PC Amaral, Márcio de Souza, Avelar Jr., Altair Germano, Ciro Zibordi, Luís Roberto, Leonardo Gonçalves... rsrs E MUITOS outros...

Á família, o consolo do Consolador!

Em Cristo!

Renato Jr.
http://blogrenatojr.blogspot.com/

 

***
Postou Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão – Divulgação: Blog Renato Jr.

2 comentários:

  1. apz, amado.

    bonito e relevante blog.

    Deus o abençoe, estou seguindo seu blog e convido-o a conhecer meu humilde blog:

    http://wallysou.com

    gde abço, apz.

    wally.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Wally, por sua visita...

    Meu blog também é humilde, mais sua visita é muito importante... já estou te seguindo tb.

    Grande abraço,


    Renato Jr.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails